Tornar acessível a energia sustentável é essencial para resolver muitos dos desafios do mundo, como a produção de alimentos, a fome e a pobreza e as mudanças climáticas.
Todos nós podemos e devemos ajudar a solucionar tais questões.
Eis 12 passos simples para termos um estilo de vida sustentável e mais verde em 2012.
1. Facilite a reciclagem
Coloque um recipiente separado, ao lado de sua lata de lixo ou impressora, para colocar garrafas plásticas, latas e papel, facilitando, assim, a reciclagem destes materiais.
2. Desligue as luzes
A Hora do Planeta acontece apenas uma vez por ano, mas você pode fazer um impacto a cada dia, desligando as luzes durante o dia, ou sempre quer for ser afastar por um longo período de tempo.
3. Mude as lâmpadas
Você pode fazer a troca, em casa e no trabalho, das lâmpadas tradicionais por lâmpadas fluorescentes compactas (LFC) e, desta maneira, usar apenas 20 - 30% da energia necessária por lâmpadas incandescentes para criar a mesma quantidade de luz. As LEDs usam apenas 10 por cento, e ajudam a reduzir suas contas de energia elétrica e suas emissões de carbono.
4. Abra a torneira
Encha seus copos e garrafas de água reutilizáveis com a água do filtro ou da torneira. Eliminando a água engarrafada, você pode ajudar a manter cerca de 1 milhão de toneladas de garrafas fora do aterro, bem como economizar dinheiro em custos de água.
5. Use sacolas retornáveis
Você pode levar uma sacola retornável ao fazer suas compras, assim evita o uso das sacolinhas plásticas!
6. Apoie a recuperação de programas de alimentos
Ao arrumar seus armários e prateleiras, verifique se não há produtos com a data de validade próxima do vencimento e considere doar todos os alimentos não perecíveis e enlatados que você provavelmente não vai consumir a tempo, para o orfanato ou abrigo mais próximo.
7. Compre no comércio local
As empresas locais de pequeno porte são mais sustentáveis e mais responsáveis por suas ações, têm menor impacto ambiental e renovam constantemente seus produtos para atender as condições locais. Troque os grandes supermercados pelo comércio e feiras próximas de casa. Os alimentos destas fontes geralmente são mais frescos, e seu dinheiro irá diretamente aos produtores desses alimentos.
8. Ande ou pedale
Se possível, use sua bicicleta para percursos curtos ou para ir ao trabalho e escola. Se não puder ir de bicicleta, faça mais uso do transporte público e ande mais a pé.
9. Compartilhe o carro
Mesmo que você não queira ou não possa se livrar de seu carro, para trabalhar ou passear, considere dar carona a seu vizinho ou colega de trabalho, ou combine com os amigos para saírem em grupos usando um carro apenas.
10. Plante uma horta
Mesmo que você não tenha um quintal, plante em uma varanda ou janela de seu apartamento. Sementes de alface e outras hortaliças são baratas e fáceis de encontrar, e quando plantadas ao sol, podem fornecer o suficiente para fazer saladas deliciosas.
11. Faça compostagem
A melhor maneira para fertilizar seu jardim ou horta é usar o lixo orgânico. Mantenha um vaso com terra para colocar nele os resíduos orgânicos ou faça uma composteira.
12. Reduza o consumo de carne
Você não tem que se tornar um vegetariano, mas o simples corte na quantidade de carne que você consome pode ser muito saudável tanto para você quanto para o meio ambiente.
Se você está pensando “Ah, mas só eu não consigo fazer todos, então não farei nenhum...”.
LEMBRE-SE: 99 não é 100.
A sacolinha que você deixa de pegar no supermercado FAZ TODA A DIFERENÇA!